E que assunto este não é não? Muitas pessoas ao ouvirem uma música como 'Whisky in the Jar' com o Metallica pensa: "Cassete, que musica daora essa, arranjos criativos, a letra fora de série, que sucesso! Eles foram muito talentosos ao criarem essa música." Só que tem um negócio... Essa música não é deles, nunca foi. (como assim né?)
Essa pequena série procura desvendar estes mistérios. Como uma música interpretada por outra banda (um cover) pode fazer mais sucesso do que sua versão original? Qual deve ter sido a chave para que o intérprete tenha superado, ou feito tanto sucesso quanto o autor da música? As diferenças de estilo musical interferiram nessa renovação da música?
1) Vamos começar com a Whisky in the Jar que eu já citei aqui:
A original:
E suas versões mais conhecidas:
Thin Lizzy na década de 70:
E, claro, Metallica em 1998:
Como dá pra perceber, essa música velha pra caramba já era muito boa, e seus covers fizeram um baita sucesso. Além dessas, existem vídeos e informações de outras bandas que fizeram interpretações dessa música, mas o que eu posso dizer com certeza é que essas são as duas versões mais consagradas e que mais fizeram sucesso.
E tem mais.
2) Twist and Shout não é dos Beatles!!!
Não mesmo! Mas é normal achar que essa música é deles, eles fizeram tanto sucesso com ela, venderam muito e até hoje a gente ouve essa música (além de muitas outras músicas dessa impecável banda). Aliás, muita banda por aí fez muito sucesso com músicas que foram primeiramente gravadas pelos Beatles, mas isso eu não vou comentar neste post, não agora.
A 'Twist and Shout' original foi primeiramente gravada pelo grupo The Topnotes, em 1961
The Isley Brothers também fizeram sua (na época) muito famosa versão da música apenas um ano depois que os Topnotes a gravaram. The Isley Brothers é um grupo de R&B e Soul Norte Americano.
Poucos anos depois, em 1964, finalmente os Beatles fizeram a versão que viria a ser a mais famosa, conhecida e consagrada. Não só pela mudança instrumental que eles fizeram, mas também pela forma como eles trabalharam com os vocais de todos os integrantes. Escute a versão deles agora:
Legal demais!!!!
3) 'Por Enquanto' Não é da Cássia Eller!
Essa na verdade eu acho que já não é novidade pra quase ninguém, mas essa música na verdade é do Renato Russo, gravada em 1985, primeiro álbum da Legião Urbana (álbum com o mesmo nome da banda). Não só essa música fez sucesso, como várias outras músicas muito boas fazem parte deste primeiro álbum da Legião, 'Será' e 'Geração Coca-Cola', só pra termos uma ideia de que desde o princípio, esta seria uma das maiores bandas da cena Rock Nacional.
Vamos primeiro a Original:
E a versão que fez muito sucesso, na voz de Cássia Eller. O próprio autor dessa música, Renato Russo, considerou a versão feita por ela melhor do que a que ele criou.
Essa música é fera demais, não da, simplesmente não dá pra colocar sequer um defeito nessa gravação!!!
Escrevi demais por hoje, e acho que três músicas como estas já são suficientes para despertar o interesse para conhecer aqui no blog, versões que fizeram tanto sucesso quanto as originais. Meu foco aqui não é avaliar se uma versão é melhor do que a outra, apenas desvendar alguns desses mistérios que a gente quase nunca se ouve falar.
por hoje é isso, obrigado, até o próximo post!!!
:D
Se é bom vai fazer sucesso cedo ou tarde. Bacana este post!
ResponderExcluirExatamente, obrigado pela força \o/
ExcluirEm breve tem a segunda parte, fique ligado no Blog ;-)