sexta-feira, 31 de outubro de 2014

As maiores e piores tretas do Rock'n Roll - Parte 3

Hey Guys!!!!

Hoje, mais uma postagem sobre as tretas do rock, seguindo esse padrão de 1 postagem dessa por mês, só termino no ano das olimpíadas meu ¬ ¬

Vamos ao que interessa de uma vez. Esta também é uma treta das boas e que vale a pena saber que existiu, pq hoje vemos essa banda de pé depois de 45 fucking anos de história, dois hiatos que nos apertavam os corações. A treta de hoje é a treta da maior e melhor, da percursora, a primogênita, a banda que colocou o METAL na história, o lendário Black Sabbath!!!

Trazendo pra vocês um pouco (bem pouco) dessa história cheia de acontecimentos, mudanças de formação, sucessos, insucessos, mas nenhum morcego gente, desculpa kkkkkk (o lance do Ozzy ter mordido aquela cabeça de morcego no palco aconteceu em sua carreira solo, pouco depois dele ter saído do Black Sabbath).

A treta que eu falo é a treta entre o próprio Ozzy mordedor Osbourne com o Tony Iommi, mais uma treta entre vocalista e guitarrista, mais uma treta que resultou na saída de um dos dois. Esta foi uma treta que durou por anos, até que em 1978, o Ozzy sai da banda.

Nos primórdios da década de 1970 o Black Sabbath era uma das bandas mais conhecidas mundialmente, eles fizeram sucesso com o seu primeiro álbum, que levava o nome da banda. Eles rapidamente se tornaram referências no estilo do rock junto com Deep Purple e Led Zeppelin, mas o Sabbath tinha uma coisa que nenhuma dessas bandas tinha, e eles ainda tem um algo a mais que não se encontra em banda nenhuma no mundo, um cara em especial que, desde o começo da banda se envolveu com as artes do ocultismo e do obscurantismo e de lá buscou interações e ideias para as músicas e para as composições, o cara que usava em algumas músicas a escala proibida pela igreja a centenas de anos atrás, por se dizer que aquelas notas poderiam trazer o Mal para a vida das pessoas, esse cara era Toni Iommi.

Ele manteve uma relação muito próxima do Deus Metal para poder escrever Black Sabbath, Paranoid, War Pigs, e mais váááááááárias outras músicas!

Ele sempre foi uma pessoa criativa e queria incrementar sempre o som da banda, sempre trabalhar na qualidade sonora para conseguir o melhor de sua Gibson SG (guitarra usada por ele em muitas de suas músicas e turnês). Outra característica bastante marcante da banda era o uso de intervalos musicais proibidos pela igreja católica, por dizer que esta era, em poucas palavras, a música do demônio.

Difícil de acreditar que a igreja católica ia proibir um intervalo musical, não tem nem sentido!
Mas pessoas há centenas de anos atrás pessoas iam para a fogueira por usar  a Tritone, ou The Tlatted Fifth em suas músicas, por serem notas proibidas e "atraiam" espíritos malignos. A nota de passagem cromática entre os quatro e os cinco na escala é considerada uma Tritone.

Um pouco de história e curiosidades contadas acima, voltaremos para a briga de fato. Essas informações são importantes para justificar alguns fatos que levaram a saída de Ozzy da banda.

Eram considerados pelos integrantes uma banda de Heavy Metal Underground britânica, e nada que passasse disso era aceito pelo vocalista. Toni achava que não era o bastante, e que a banda precisava de mais incrementação musical durante as performance, e nas músicas também. Influenciado justamente pelo Rock progressivo do Led e do Deep que estava em extrema ascensão, começou a criar de uma maneira diferenciada, o que não agrava Ozzy nem um pouco.

De 1972 em diante isso foi se agravando e essas diferenças ficaram mais escancaradas a cada apresentação, tanto que em alguns dos seus concertos, quase metade do show era composto com jams de jazz e instrumentalização da banda, liderados por Toni e sua guitarra, enquanto Ozzy ficava no canto do palco vendo eles tocarem.

A banda passou por uma séria crise de identidade por conta disso, e as brigas internas não ajudavam em nada. Até que em 1977 Ozzy sai da banda para seguir carreira solo fazendo o que sempre quis fazer, cantar seu impecável Heavy Metal Underground.

Não deu muito certo, vieram os insucessos da banda e uma forte depressão em Ozzy, fazendo com que ele retornasse em 78. Vendo que esta separação prematura não deu certo e não foi produtiva para nenhum dos lados, decidiram voltar para as mesmas brigas de sempre, e foi exatamente isso que aconteceu.

Briga nunca é uma coisa boa, e voltar também não foi uma escolha sábia, era uma atividade desgastante brigar sempre e discutir para tudo o que fosse feito entre Toni e Ozzy, tanto que Ozzy sai da banda no mesmo ano. Não se sabe exatamente se ele se demitiu ou se foi expulso da banda, a única coisa que apareceu na mídia sobre isso foi que ele desapareceu por dois dias inteiros, um fim de semana onde eles fariam um show para doze mil pessoas em Nashville. Ele reaparece drogado e de ressaca em um hotel fora da cidade, tendo sido encontrado pelas arrumadeiras desse hotel.

em 1979 Ronnie James Dio entra na banda dando um outro rumo para a banda. Nova formação, novos ares e novas músicas, a banda nunca perdeu seu prestígio e sucesso. (Olha na minha opinião a coisa ficou ainda mais feia, não relacionada as tretas sabe, mas sobre as músicas, a banda ficou com um teor bem mais satânico e um som ainda mais pesado, mas enfim).

Ozzy em sua carreira solo fez enorme sucesso também, escreveu músicas ótimas, muitas fora desse cenário underground do Heavy Metal. Ele inclusive voltou para umas reuniões da banda em 1985, além de alguns outros anos. A relação entre Ozzy e Toni não era ruim quando eles estavam cada um em seus projetos, tava todo mundo bem e todo mundo feliz \o/

Ele até voltou para a banda definitivamente, trabalharam juntos em projetos da banda e até lançaram um novo álbum de estúdio, o 13, lançado no ano de 2013 (lol). É ótimo ver pessoas capazes de aprender e aceitar opiniões de outras pessoas, que puderam deixar as desavenças do passado no passado, e hoje estão bem e fazendo suas músicas. Não estão tão ativos quanto antigamente, e é óbvio, agora vemos os Senhores do Metal, juntos, fazendo Metal para Metaleiros de corpo e alma.

\m/

Nenhum comentário:

Postar um comentário