sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Quais são os Riffs de Guitarra mais marcantes de todos os tempos?

Oiee.

O assunto que optei por escrever dessa vez foi ideia de uma leitora (aceito sugestões gente, podem mandar que eu escrevo sobre!).

Uma votação feita por ouvintes da rádio britânica BBC Radio 2 (e noticiada pela revista Rolling Stone) teve como resultado uma música do Led Zeppelin como o Riff mais marcante de todos os tempos. Aparentemente DJs, músicos, produtores e críticos se juntaram e fizeram um top 100 dos Riffs mais marcantes da história, e o público ficou incumbido de selecionar dentre estes, qual seria o riff que mais os marcasse, aqueles que ao ouvir somente uma nota, já se sabe que música estaríamos ouvindo.

De acordo com a escolha do público, "Whole Lotta Love" ficou com o título de Riff mais marcante, Seguido por "Sweet Child O'Mine" e "Back in Black".

A lista com co TOP 10 está aí em baixo:

1) “Whole Lotta Love” (Led Zeppelin):



 
 2) “Sweet Child O'Mine” (Guns N’ Roses) :



 3) “Back in Black” (AC/DC):



4) “Smoke On The Water” (Deep Purple):

 


5) “Layla” (Derek and The Dominoes): (NÃO GENTE, essa música não é só do Eric Clapton!!)



 6) “How Soon Is Now?” (The Smiths):






7) “Down Down” (Status Quo):




 8) “Money For Nothing” (Dire Straits):



 9) “You Really Got Me” (The Kinks):



 10) “Money” (Pink Floyd):



Gostaram?  Concordam com essa lista aí?  Faltou alguma coisa?  Não conhecia a música do The Smiths?

Quer ver quais foram os 100 Riffs selecionados?
http://www.bbc.co.uk/radio2/playlist/greatestriffs

Eu, (particularmente), achei que tem coisa errada nessa lista aí. não sou nenhum crítico musical, não sou um músico excepcional nem nada do tipo, mas sou um grande fã de R'nR e também mereço dar meus pitacos.

Percebi que não tem uma música do The Doors nessa lista, como assim meu !?!?!? The Doors ainda é uma banda influente e tem uma grande legião de fãs. é impossível as músicas "Love me Two Times", e "Light my Fire" não estarem entre as selecionadas, o The Doors foi injustiçado nesta seleção.

"Fear of The Dark" também não foi listada, aliás, o Iron Maiden também não está na lista!!!!
poxa véi...    ='(

A música "Get Lucky" do Daft Punk com o Pharell (que é um Rapper, RAPPER) foi listada. Não consegui encontrar em que posição essa música ficou, mas.....    ='(

A lista não está ruim (no geral), tem muita música boa que realmente merece estar nessa lista, Free com "All Right Now", Steppenwolf com "Born to be Wild", "Eye of the Tiger" do Survivor,  "Enter Sandman" do Metallica, e "Long Live Rock'n Roll" do Rainbow (sdds) e mais várias outras bandas. Eu não poderia deixar de ressaltar que uma pancada de música boa, mundialmente conhecida foi deixada de lado. Músicas que foram tema de filme foram simplesmente esquecidas nessa lista ("Detroit Rock City" e "Nowhere Fast" do KISS e Fire Inc respectivamente.). Tudo bem que a gente estaria apenas avaliando os Riffs e o quanto eles nos lembram as músicas de que gostamos, porém, estas músicas fazem isso com a gente assim que a gente as escuta, assim como as que estão na lista.

"Nowhere Fast" deveria estar aí pra caramba, porque ela não só nos remete ao filme Ruas de Fogo (Streets of Fire, seu pai ou sua mãe deve conhecer), como a um saudoso programa de TV que usava essa música como tema de abertura, e eu não estou falando do Video Show!!!

Quem lembra?: (a música a que me refiro começa à partir dos 0:25)


 Programa Livre (sdds kkkk)

Ai, como recordar é viver né? Enfim.

A BBC fez um trabalho legal ao juntar estas 100 músicas para que nós, o público, avaliássemos quais são os Riffs mais marcantes de todos os tempo, no fim ficou um trabalho super legal, com 100 músicas que você (se já não as conhece), deveria conhecer!

Obrigado gente, por hoje é isso o que eu tenho, mais posts mais pra frente.


domingo, 14 de setembro de 2014

As maiores e piores tretas do Rock'n Roll - Parte 2

Geeeente do céu!!

Me desculpem por ter sumido por semanas do blog, deu uma bela impressão de que eu tinha arquivado esse projeto e simplesmente deixei de postar matérias, textos, whatever. O fato é que essas ultimas semanas eu tenho estado numa correria monstruosa, um monte de coisa pra fazer/ler na faculdade, projetos e outras coisas. (sei que isso não é desculpa, pensava no meu "enorme" público todos os dias - kkkkkkkk - e não podia deixar esse blog cair como caiu, não tenho intenções de deixar isso acontecer outra vez.)  Sorry Guys.

Vamos ao que interessa nessa caralha, finalmente, parte 2 das maiores e piores tretas do Rock'n Roll!!!!   E essa é das grandes....

Dave Mustaine e James Hetfield (ambos do Metallica na época) protagonizaram uma bela de uma Treta, foi simplesmente um tretasso!!!!!!

As desavenças começaram em 1982 acho, foi no começo da banda, quando ela tava começando a fazer um sucesso razoável, a ter umas músicas conhecidas pelos bares de rock da terra do Tio Sam aí. O Mustaine era locão das ideia, e abusava do uso de drogas e bebidas, fazia isso durante os shows (sim, em cima do palco, como vc imaginou) e, obviamente, isso atrapalhava sua performance on stage. E o Jaiminho, bom metaleiro que é, dava uns tapas no Dave no palco mesmo, não foram poucas as vezes em que isso aconteceu. E isso não é tudo, Mustaine "encaixava" uns solos inexistentes nas músicas e fazia altos e mirabólicos solos de guitarra, no vídeo "Cliff´Em All" da pra ter uma ideia do que eu to falando....


(o vídeo é um tanto cumprido, é o show inteiro dos caras, mas enfim, da pra ver que o que eu digo não é mentirinha)

O cara era muito Tapa, ele (literalmente) estava sempre bêbado curando uma ressaca com outra, ou drogado. Nos momentos em que estava sóbrio conseguia desenvolver legal as produções na guitarra, criando Riffs realmente interessantes e técnicos, o que não acontecia sempre. Ele é coautor de umas músicas do Kill'em All e os Riffs de Ride The Lightning  também nasceram com umas ideias dele. Obviamente, todos da banda bebiam e tal, mas o cara forçava.

Pouco antes do lançamento do primeiro Álbum, o Metallica excursionava com a banda Venom, fazendo a abertura dos shows dessa banda. O Metallica foi de carro e eles revezavam no volante pra não terem que parar pra dormir e tal, mas na vez do Dave dirigir, ele tava Triloco e bateu o carro num Jipe. (é um tapa na cara mesmo).

E não para por aí não, esse cara é demais. Teve uma outra ocasião também em que os integrantes iniciais do Metallica (James, Lars Ulrich, Ron McGovney) estavam de boas em casa, tava todo mundo tranquilo. Até que Dave que, pra variar, bêbado, chega junto de seu cachorro que era não menos doido do que seu dono. O dog viu o carro do baixista Ron e pirou, mordeu o carro arranhando a pintura, enfim, zoou o carro do cara. quando os outros integrantes da banda viram eles ficaram putos, e o James mais num ato sem pensar e de raiva do que outra coisa, acabou chutando o cachorro do Mustaine, que não deixou barato e acertou uma muqueta na face do Jaiminho, e logo, tava todo mundo brigando foda.

Obviamente deve ter mais uma centena de peripécias desse metaleiro muito doido hahaha, mas essas já não tiveram tanta repercussão.

A produção da banda já estava ficando preocupada com essas coisas, tava prejudicando a banda como um todo, Mustaine estava sempre fora de controle e era displicente, desrespeitoso até mesmo com a banda Venom, que eu já comentei. O último show do Metallica com Dave Mustaine ocorreu no L´amours em Nova York em 9 de Abril de 1983 com o Venom e o Vandenberg tocando também no mesmo dia. no fim da Gig, todos os integrantes do Metallica (com exceção do Dave) se reuniram para decidir quem daria a notícia de que ele estava fora da banda a partir daquele dia. Sobrou pro James, claro lol. o Mustaine foi colocado em um ônibus de volta para São Francisco (sim, foi colocado, pq ele tava trêbado e não estava em condições, demorou pra arrumar as coisas dele pra ir embora, e só foi se dar conta de que ele tava fora da banda,no dia seguinte, quando ele acordou em casa.

Dave Mustaine não aceitava o fato de ter sido retirado da banda, ele tentou se desculpar com os caras lá, mas não deu certo. Ele decidiu, então, que não ia deixar se abalar por isso, e com muito sangue no olho, criou o Megadeth (sabe o Megadeth? então, começou assim, em 1983). O próprio Dave chegou a dar o seguinte depoimento: "Após ser expulso do Metallica, tudo que eu lembrava era que eu queria sangue. O deles. Queria ser mais rápido e pesado que eles". E ele consegue desempenhar esse papel muito bem. Pode falar o que quiser do cara, que ele era um putoviado, um beberrão, um pudim de pinga, sua escolha, mas da pra ver que o cara tem um talento fenomenal, logo no começo do Megadeth ele encontrava problemas pra encontrar um vocalista, e como ele não encontrou nenhum de que gostasse, ele mesmo começou a cantar as músicas, tornando-se o guitarrista principal, vocalista, compositor e frontman do Megadeth.

No mês passado o Jaiminho completou 51 aninhos e o Dave mandou os devidos parabéns por uma rede social, dizendo que apesar das diferenças que ocorreram no passado, Dave o respeitava e o considerava um ótimo músico, dizendo que eles mudaram o mundo da música. (e ele ta errado?) Hoje tem gente que compara Metallica com Megadeth e tal, por causa dessas tretas aí, som parecido, ou simplesmente pq é daora comparar uma banda com a outra, o fato é que são duas bandas de muito respeito, e dois caras que tem muito a ensinar nós, sórdidos mortais e seguidores do Deus Metal.